Olho seco é a perda ou redução da capacidade do olho de produzir lágrimas normais. É uma das causas mais frequentes de visitas a profissionais de saúde ocular. Existem vários fatores que podem contribuir para esse problema. Alguns estão relacionados à idade, outros são ambientais e também podem estar associados com a toma de certos medicamentos, como anti-histamínicos, diuréticos, medicamentos cardiovasculares, além de algumas doenças, como diabetes, artrite reumatoide ou problemas da tiróide.
Sintomas de olho seco
Independentemente do que causa o olho seco, os sintomas e sinais são semelhantes. Os profissionais dos cuidados fa visão podem diagnosticar o olho seco através de um exame abrangente, observando o fluxo e a qualidade das lágrimas, além de examinar a córnea e as pálpebras para:
O oftalmologista avaliará a condição do olho para determinar se há olho seco ou alguma das doenças subjacentes que podem causar esse problema.
Cuidados com os olhos secos
O tratamento é individualizado. O profissional de saúde ocular recomendará a melhor opção após o diagnóstico em cada caso. Normalmente inclui como medidas básicas:
Minimize a desidratação: Evite ambientes secos, como salas com forte aquecimento, vento ou fumo. Ao ar livre, use sempre óculos envolventes para reduzir o efeito desidratante do vento.
Use lágrimas artificiais ou lubrificantes para os olhos: aliviam os sintomas e complementam as lágrimas naturais. São geralmente usados em casos ligeiros de olho seco.