A fadiga ocular não é uma doença nem requer tratamento médico, mas é bom saber como evitá-la.
Qual é a causa da fadiga ocular?
A fadiga ocular pode ser causada por várias atividades. Entre os mais frequentes, estão trabalhar ao computador por muito tempo ou em más condições de iluminação, conduzir por longos períodos de tempo, ler muitas horas seguidas ou qualquer outra atividade que exija que os olhos mantenham um foco intenso por longos períodos de tempo.
Sintomas de fadiga ocular
Sintomas e sinais frequentes de fadiga ocular incluem:
A fadiga ocular é, em primeiro lugar, um incómodo. Existem algumas maneiras de evitar a fadiga ocular, mas se não funcionarem, pode ser aconselhável consultar um profissional de saúde ocular. Às vezes, há uma causa médica subjacente à fadiga ocular que precisa de tratamento adicional.
Algumas medidas comuns que podem reduzir os efeitos da fadiga ocular são:
Verifique a iluminação: um alto contraste causará mais tensão aos olhos; Portanto, ao ler, ver TV ou trabalhar no computador, verifique se a luz da sala está distribuída uniformemente para que seus olhos não precisem de se esforçar muito.
Descanse de vez em quando: faça pequenos intervalos quando estiver a ver ao perto, seja trabalhar ao computador ou costurar.
Verifique se a prescrição dos seus óculos ou lentes de contacto está correta: a graduação do olho sofre alterações naturais ao longo do tempo.