A conjuntivite é uma inflamação da membrana transparente (conjuntiva) que reveste a parte interna das pálpebras e a parte branca (esclera) do olho. É uma condição comum que geralmente é de natureza leve; no entanto, é incómodo e, quando causado por uma infecção, pode ser altamente contagioso.
Qual é a causa da conjuntivite?
A conjuntivite pode ser causada por várias causas, embora geralmente seja o resultado de uma infecção bacteriana ou viral nos olhos. Em alguns casos, pode ser devido a alergias, a presença de produtos químicos na atmosfera ou a transmissão de mãe para filho durante o trabalho de parto. Em qualquer caso, a causa subjacente determinará o tratamento.
Sintomas de conjuntivite
Os profissionais de saúde ocular poderão determinar a presença e a causa da conjuntivite examinando a conjuntiva e a área circundante.
Além de sua cor rosada, outros sinais reveladores incluem:
O profissional de saúde ocular determinará a causa exata da cor vermelha dos olhos com base nos sintomas e como eles se originaram.
Cuidado ocular com conjuntivite
A conjuntivite geralmente segue o seu curso habitual, mas várias medidas podem ser tomadas para limitar sua propagação e tratar a infecção. Isso inclui lavagem frequente das mãos, uso de lenços descartáveis para limpar os olhos e não partilhar objetos que possam ter entrado em contato com os olhos, como lenços, toalhas, óculos de sol, maquiagem, colírios ou almofadas.
O profissional de saúde ocular pode recomendar alguns colírios.