À medida que envelhecemos, as alterações que ocorrem naturalmente no cristalino (a lente do olho) podem levar ao desenvolvimento de catarata ou perda de transparência da lente. Como o cristalino perde elasticidade ou transparência, o olho não consegue focar a luz corretamente.
Qual é a causa das cataratas?
Embora a catarata possa ocorrer como consequência de outras doenças oculares, geralmente desenvolvemse naturalmente à medida que envelhecemos. De fato, aos 65 anos, muitas pessoas terão desenvolvido uma catarata.
Também existem outras causas menos frequentes, como fatores hereditários, defeitos congénitos, doenças crónicas como diabetes, consumo excessivo de corticosteróides e certas lesões oculares.
Sintomas de catarata
Inicialmente, pode não haver sintomas ou podem ser muito ligeiros. No entanto, qualquer alteração na visão pode ser motivo de preocupação e deve consultar um profissional de saúde ocular. Entre os sintomas frequentes da catarata estão:
Visão turva
Sensibilidade à luz e brilho
Mudanças frequentes na prescrição de óculos ou lentes de contato
Má visão noturna
Alterações e atenuação das cores
Visão dupla num olho
Tratamento de catarata
Nos estadios iniciais da catarata, a visão pode melhorar um pouco usando várias formas de correção visual. No entanto, a cirurgia é necessária nas fases posteriores. Felizmente, a cirurgia demonstrou dar excelentes resultados. Durante a cirurgia de catarata, o médico substituirá a lente natural por uma lente intra-ocular.
Tipos de lentes intra-oculares (LIO)
Existem três tipos de lentes intra-oculares que podem ser inseridas no olho para substituir o cristalino (a lente natural do olho) durante a cirurgia de catarata: uma lente intra-ocular monofocal padrão, uma lente intra-ocular multifocal ou uma lente intra-ocular acomodativa.
A LIO monofocal padrão é uma lente fixa (sem movimento) projetada para fornecer uma melhor visão a uma certa distância (geralmente distante). A possível desvantagem é que, após a cirurgia, podem ser necessários óculos para ver a distâncias próximas e intermediárias, mesmo que não tenham sido usados antes da cirurgia.
Uma lente multifocal usa várias áreas de visualização que são incorporadas à lente para fornecer visão a várias distâncias. Uma LIO multifocal projeta várias imagens, exigindo que o cérebro se adapte às diferenças. Alguns doentes têm dificuldade em se adaptar a ver dessa maneira. Com as LIOs multifocais, os doentes podem ter alguns problemas com brilhos e reflexos, especialmente durante a condução noturna.
Uma lente intra-ocular acomodativa está projetada para "arquear" ou "acomodar" usando os músculos naturais dos olhos para focar objetos a várias distâncias, o que proporciona uma visão mais ampla e natural. É necessário usar óculos de leitura para um bom trabalho a distâncias próximas ao usar esse tipo de lente intra-ocular.
Esta informação não se destina a diagnosticar, tratar, cuidar ou prevenir qualquer doença. Se suspeitar que a sua visão pode estar afetada, recomendamos que visite um profissional de saúde ocular para fazer o diagnóstico e oferecer o tratamento mais adequado para si.