A ambliopia, conhecida como "olho preguiçoso", ocorre quando há falta de visão num olho porque o olho e o cérebro não funcionam juntos. O cérebro pode começar a ignorar a imagem do olho ambliópico. A ambliopia geralmente afeta apenas um olho, fazendo com que o olho ambliópico pareça "preguiçoso". É frequentemente associado ao estrabismo, quando os olhos parecem apontar para pontos diferentes em vez do mesmo ponto.
Qual é a causa do olho preguiçoso?
O olho preguiçoso pode ter sido originado por estrabismo, uma diferença entre os dois olhos devido à miopia ou hipermetropia em um deles, além de outros processos oculares pré-existentes, como catarata, ptose (queda da pálpebra superior) ou outros problemas de graduação. Geralmente ocorre quando os olhos não funcionam em uníssono, enviando imagens distintas ao cérebro. No estrabismo, há um olho que se desvia e não se concentra no objeto que está a tentar ver. A tendência natural do cérebro é ignorar a imagem turva, deixando o olho que a produz subutilizado. Com o tempo, esse olho enfraquecido pode permanecer desviado, produzindo o "olho preguiçoso".
Sintomas oculares preguiçosos
A ambliopia desenvolve-se cedo, geralmente antes dos 6 anos de idade, e os sintomas nem sempre são aparentes. Quanto mais cedo for diagnosticado e tratado, melhor será. Por esse motivo, recomenda-se que as crianças sejam submetidas a um exame oftalmológico completo aos seis meses de idade e após três anos. Os sintomas de olho preguiçoso incluem:
Olhos que apontam em direções diferentes
Adotar certas posições da cabeça para ver melhor
Uso predominante de um olho
Percepção de profundidade prejudicada
Visão prejudicada num dos olhos
Tratamento ocular preguiçoso
Com um diagnóstico e tratamento precoces, a visão de um olho preguiçoso pode ser melhorada. No entanto, nos casos mais graves, um olho não tratado pode acabar por ser afetado pela cegueira funcional.
Os tratamentos oculares preguiçosos incluem:
Cobrir o olho dominante - Esse método força o olho mais fraco a trabalhar mais, fortalecendo naturalmente a capacidade de se mover e se concentrar
Lentes de contato e óculos: corrigem a discrepância entre os olhos por miopia ou hipermetropia
Cirurgia: realinha os músculos dos olhos
Esta informação não se destina a diagnosticar, tratar, cuidar ou prevenir qualquer doença. Se suspeita que a sua visão pode estar afetada, recomendamos que visite um profissional de saúde ocular para fazer o diagnóstico e oferecer o tratamento mais adequado.