Quase todas as pessoas que sofrem dessa alteração podem ver cores, mas têm dificuldade em distinguir algumas delas; por outro lado, nem todos têm problemas com as mesmas cores: a maioria não consegue distinguir vermelho de verde sob luz fraca, algumas pessoas não conseguem distinguir azul de amarelo e um grupo muito pequeno tem um distúrbio chamado "monocromatismo" que apenas permite que eles vejam em preto e branco.
O daltonismo geralmente afeta mais os homens do que as mulheres.
Qual é a causa do daltonismo?
O daltonismo é um distúrbio genético causado por uma diferença na maneira como as células sensíveis à luz na retina do olho reagem a determinadas cores. Essas células, chamadas "cones", detectam os comprimentos de onda da luz e são o que permite à retina distinguir entre as cores. Essa sensibilidade diferente num ou mais cones pode fazer com que uma pessoa seja daltónica.
Sintomas de daltonismo
Os pais geralmente detectam os sintomas de daltonismo quando os filhos são pequenos. Em outros casos, os sintomas são tão leves que podem até passar despercebidos. Os sintomas comuns de daltonismo incluem:
Dificuldade em distinguir algumas cores de outras
Incapacidade de ver tons da mesma cor
Tratamentos para daltonismo
Não há tratamento conhecido para esta condição. Felizmente, a visão da maioria das pessoas com esse distúrbio é normal em todos os outros aspectos e requer apenas alguns métodos de adaptação.