Inflamação dos ductos nasolacrimais

A inflamação dos ductos nasolacrimais, também chamada dacriocistite, é uma inflamação do sistema de drenagem lacrimal em um ou ambos os olhos que causa lacrimejamento excessivo e, às vezes, vermelhidão e secreção, apesar da ausência de alergias, catarro ou outros processos desencadeadores. Pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, mas é especialmente observado em bebés: um em cada três sofre disto.

 

Qual é a causa da inflamação dos ductos nasolacrimais?

Nos adultos, a infecção ocorre quando o ducto nasolacrimal é bloqueado, às vezes devido ao padrão de crescimento natural dos ossos circundantes. Esse crescimento estreita os ductos nasolacrimais e causa um bloqueio que permite que as bactérias se acumulem e cresçam pouco a pouco.

 

Muitos bebés nascem com uma membrana no ducto nasolacrimal, que não abre ou é muito estreita para permitir que as lágrimas passem. É muito frequente e, na maioria dos casos, esse problema será superado no primeiro ano de vida. No entanto, se o problema persistir após o primeiro ano de vida, uma pequena cirurgia, geralmente indolor, é realizada para abrir o ducto (geralmente dura 5 minutos e é realizada no consultório médico).

 

Sintomas de inflamação dos ductos nasolacrimais

Além de observar vermelhidão, inchaço e lacrimejo típico da inflamação do ducto nasolacrimal, o profissional de saúde ocular pode realizar outros testes para identificar esse distúrbio. Esses testes incluem pressionar a área próxima aos seios perinasais para causar a secreção de lágrimas pelos dutos nasolacrimais, bem como testes de coloração, nos quais um líquido colorido é instilado para percorrer os dutos nasolacrimais e detectar se eles estão bloqueados.

 

Entre os sintomas de infecção nos ductos nasolacrimais estão:

  • Olhos e pálpebras vermelhos
  • Inflamação ocular
  • Lacrimejo excessivo
  • Descarga ocular
  • Febre

 

Tratamentos da inflamação dos ductos nasolacrimais

Na maioria dos casos, o tratamento preferido consistirá em antibióticos orais que agirão rápida e efetivamente e geralmente eliminarão a infecção em poucos dias. Em alguns casos em que as infecções não respondem aos antibióticos, a cirurgia pode ser indicada para desbloquear os ductos nasolacrimais ou remover o osso circundante que pode estar tornando esses ductos muito estreitos.

Questões?

Online Beratung - form

Online Beratung - page
TrustArc