Se tem alergias, os seus olhos também podem ser afetados por ela, mostrando vermelhidão, lacrimejo e comichão, e podem até inchar os olhos e as pálpebras. A conjuntivite alérgica é uma inflamação da membrana transparente que reveste o interior das pálpebras e a parte branca do olho, chamada conjuntiva, que aparece como consequência de uma reação exagerada do organismo a certas substâncias transportadas pelo ar, como o pólen, mofo, pêlos ou outras substâncias. A resposta do sistema imunológico ao contacto com essas substâncias manifesta-se principalmente como comichão, vermelhidão e inflamação ocular. Pode ocorrer durante certas estações do ano ou durante todo o ano, dependendo da causa da alergia.
Qual é a causa das alergias?
Quando o corpo entra em contato com um alérgeno, o sistema imunológico reage exageradamente, causando sintomas de alergia.
Entre os alérgenos que comumente afetam os olhos estão, entre outros, pólen de diferentes plantas, mofo, pó e epitélios de animais domésticos.
Sintomas de alergia
Os sintomas mais frequentes incluem:
Tratamento de alergias
Na maioria dos casos, os profissionais de cuidados com a visão reconhecerão facilmente os sintomas causados por alergias, mas pode fazer exames mais detalhados, que podem incluir uma avaliação da lâmpada de fenda.
A melhor maneira de tratar alergias é evitar alérgenos. A aplicação de compressas frias nos olhos, juntamente com o uso de lagrimas artificiais, geralmente é útil no alívio dos sintomas. De qualquer forma, recomendamos que visite um profissional de saúde ocular para fazer o diagnóstico e oferecer o tratamento mais adequado para o seu caso.