Aceda à história da Bausch + Lomb
Bausch + Lomb deve o seu nome aos seus fundadores: John Jacob Bausch e Henry Lomb. Em 1853, a empresa nasceu de um pequeno oftalmologista em Rochester, Nova Iorque, que prosperou em pouco tempo, acabando por fabricar nos seus primeiros anos de vida quadros de borracha revolucionária para óculos, bem como produtos óticos de precisão (em 1903 já tinha obtido patentes para microscópios e até para o obturador de uma câmara baseada na reação do olho à luz).
Durante a primeira metade do século XX, a Bausch + Lomb continua a estar na vanguarda da inovação tecnológica em produtos óticos. Fabrica o primeiro cristal de qualidade ótica nos Estados Unidos e desenvolve lentes fotográficas e cinematográficas para uso comercial. Produz materiais oftalmológicos e militares utilizados na Primeira e Segunda Guerra Mundial, como dispositivos para examinar os olhos de membros das forças armadas, lentes para câmaras de rastreio aéreo, projetores ou binóculos.
Foi em 1937 que a Bausch + Lomb criou os primeiros óculos de sol Ray-Ban para aviadores militares. Mais tarde, em 1947, desenvolveu os famosos óculos de sol como acessório de moda para o público em geral, que sobreviveram através do tempo até aos dias de hoje.
Em 1954, a Bausch + Lomb recebeu um Óscar da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da América graças à sua lente Cinemascope, que contribuiu para a expansão da indústria cinematográfica em todo o mundo. E em 1965 criou as lentes das câmaras com as quais são obtidas as primeiras imagens da superfície lunar.
Bausch + Lomb introduziu as primeiras lentes de contacto flexíveis do mundo em 1971 e na década seguinte também entrou no negócio de medicamentos para cuidados de saúde oculares, adquirindo o Dr. Mann (Alemanha) em 1986 e a Pharmafair Inc. (EUA) em 1987. A partir daí começou a expandir as suas áreas de produção e comercialização para diferentes partes do mundo, como Waterford (Irlanda) ou Pequim (China).
Foi também em 1987 que começou a produzir e comercializar produtos líderes, como Renu®, a solução para o cuidado das lentes de contacto moles, ou, uma década depois, as lentes de hidrogel de silicone PureVision®.
Em 1997 foi criada a divisão de Cirurgia, expandindo a sua área de trabalho para a correção visual a laser, cirurgia de cataratas e cirurgia vitreorretiniana. Um ano depois, em 1998, Bausch + Lomb lançou Lotemax, e começou a estabelecer-se como um líder em medicamentos anti-inflamatórios oftalmológicos.
Além disso, sucederam-se uma série de aquisições de grande importância, como a do laboratório Conóptica, em Espanha (1985); Laboratórios Chauvin, em França (2000); a principal empresa chinesa de medicamentos oftalmológicos, o Shanding Chia Tal Freda Pharmaceuticals Group (2005); ou Tubilux Farma, em Itália (2009).
Em 2007, Warburg Pincus adquiriu a Bausch + Lomb e privatizou a empresa, que em 2013 foi novamente adquirida pela multinacional farmacêutica canadiana Valeant Pharmaceuticals International, Inc.
Um novo caminho começa agora, uma nova Bausch + Lomb com produtos líderes em todos os aspetos dos cuidados de saúde oculares. A empresa fundada por John Jacob Bausch e Henry Lomb continua a apostar na inovação como eixo principal, mas mantendo a sua constante missão de cuidar da saúde ocular de todos para...
"Ver melhor. Viver melhor".