Exoftalmia

A exoftalmia ou proptose ocular é o termo médico usado para nos referirmos a “olhos salientes” ou “olhos saídos”, isto é, quando todo o globo ocular está mais “saído” do que é habitual ou em termos técnicos surge a protrusão do globo ocular, devido ao espaço ocupado pelas lesões dos tecidos atrás do olho. Isto deixa mais superfície ocular exposta ao ar, dificultando que os olhos se mantenham hidratados e lubrificados. Em casos extremos, a exoftalmia pode criar uma pressão acrescida no nervo óptico, o que pode levar à perda da visão.

Qual é a causa da exoftalmia?

A exoftalmia tem sido associada a várias doenças e processos patológicos. A causa mais comum de exoftalmia é a doença de Graves, uma doença auto-imune.

Sintomas de exoftalmia

Sinais e sintomas podem incluir:

Olhos esbugalhados/salientes

Olhos secos 

Porção branca visível entre o topo da íris e a pálpebra

Dor nos olhos

Vermelhidão ocular

Tratamentos de exoftalmia

O profissional de saúde ocular é quem pode diagnosticar exoftalmia. A causa subjacente da exoftalmia será o que determina o tratamento. No entanto, em todos os casos, os olhos ficam mais expostos, o que dificultará a hidratação. Lágrimas artificiais e colírios podem ser usados ​​para devolver a hidratação ocular.

Esta informação não se destina a diagnosticar, tratar, cuidar ou prevenir qualquer doença. Se suspeitar que a sua visão pode estar afetada, recomendamos que visite um profissional de saúde ocular para fazer o diagnóstico e oferecer o tratamento mais adequado.

Questões?

Online Beratung - form

Online Beratung - page
TrustArc