A hipermetropia é um defeito de visão comum que dificulta a visualização de objetos localizados a distâncias próximas. Pessoas com esta patologia podem ter visão turva quando olham para objetos próximos, a menos que façam um esforço constante para se concentrar nesses objetos, o que pode causar tensão na área dos olhos, dores de cabeça e fadiga ocular.
O que é hipermetropia?
A hipermetropia ocorre quando o olho é menor que o normal. Esse formato do olho faz com que as imagens se formem atrás da retina, não na retina. O cristalino do olho deve fazer um grande esforço para compensá-la e focar a imagem na retina.
Bebés e crianças pequenas são geralmente um pouco hipermetropes, mas à medida que seus olhos crescem, esse defeito fica corrigido, normalmente por volta dos sete ou oito anos de idade. Muitas vezes, os jovens adultos que continuam a ter hipermetropia, não se percebem desse defeito de visão porque têm flexibilidade suficiente para ajustar sua visão e corrigi-la sem a ajuda de óculos ou lentes de contato.
Sintomas de hipermetropia
Inicialmente, pode não haver sintomas ou podem ser muito ligeiros. Com a idade e com hipermetropias médias ou altas, começa a ser notada uma dificuldade acrescida para ler ou visualizar objetos mais próximos até que, inevitavelmente, até objetos distantes pareçam desfocados.
Tratamentos para hipermetropia
A hipermetropia é fácil de corrigir e os olhos, tirando essa condição, são saudáveis. É corrigida ajustando o foco das imagens para que elas sejam projetadas na retina, usando formas comuns de correção da visão, como:
Óculos ou lentes de contato: o método mais simples e frequente de correção da visão.
Cirurgia: Existem opções cirúrgicas. Essas opções cirúrgicas incluem, entre outras, a tecnologia laser para remodelar a córnea do olho afetado. O oftalmologista poderá recomendar a melhor opção de correção em cada caso.